Avaliação da capacidade de retenção de chumbo, crómio, manganês e níquel pelo solo em área de implantação de estruturas compensatórias de drenagem urbana (Belo Horizonte, MG – Brasil)
Evaluation of the ability to retention of lead, chromium, manganese and nickel in the soil of the area of implementation of compensatory urban drainage structures (Belo Horizonte, MG - Brazil)
F. M. BelottiC. V. OliveiraL. Campos
O emprego de estruturas compensatórias de drenagem (trincheiras de infiltração, pavimento poroso, entre outras) tem sido apontado como uma alternativa na redução do volume e vazão das cheias urbanas, no aumento da infiltração e na recarga de águas subterrâneas. Entretanto, a infiltração de águas pluviais urbanas com elevado teor de poluentes no solo pode representar um risco de contaminação das águas subterrâneas em virtude da possibilidade de percolação dos mesmos pelo solo. Para avaliar os riscos de lixiviação de metais pesados em uma área de implantação de estruturas de infiltração em Belo Horizonte (Brasil) foram realizadas três amostragens de solo entre março de 2008 e abril de 2009. As amostras coletadas foram submetidas às análises de granulometria, Capacidade de Troca de Cátions, pH em H2O e em KCl, teor de matéria orgânica, teor de Argila Dispersa em Água, mineralogia da fração argila e teor total dos metais chumbo, crómio, manganês e níquel. Os resultados indicam que o solo da área apresenta capacidade para reter parte dos metais oriundos das águas de drenagem urbana; principalmente chumbo, crómio e manganês. Entretanto, outra parte desses metais (principalmente o níquel) pode ser lixiviada no solo, o que evidencia os riscos de contaminação das águas subterrâneas na área de implantação das estruturas de infiltração e a necessidade de realizar avaliações específicas sobre a capacidade de retenção de poluentes pelo solo antes da implantação das mesmas.
—
ISBN:
eISBN: 978-989-26-0531-9
DOI: 10.14195/978-989-26-0531-9_16
Área: Ciências Naturais
Páginas: 163-172
Data: 2012
Palavras-Chaves