/ Catálogo / Livro / Capítulo

Estudo preliminar de fitomineração utilizando alyssumserpyllifoliumdesf. subsp. lusitanicum (Dudley& P. Silva) em solos serpentiníticos dos maciços de Bragança e de Morais (nordeste de Portugal)

Preliminary studie of phytomining using alyssum serpyllifolium desf. subsp. lusitanicum (Dubley & P. Silva) in serpentinic soils of Bragança and Morais masifs (northeast of Portugal)

≈ 2 mins de leitura

I. Morais
J. S. Campos
J. Pratas
F. Pita

O presente trabalho é um estudo preliminar onde se testa a possibilidade de utilização do Alyssum serpyllifolium susbp. lusitanicum como um biominério na fitomineração de solos serpentiníticos. Esta espécie, endémica dos solos ultrabásicos dos maciços de Bragança e de Morais, é uma hiperacumuladora de Ni, podendo conter mais de 6500 mg/kg (Peso Seco) deste elemento. Pretende‑se verificar qual a variabilidade dos teores de Ni contidos na planta em diferentes locais, se é dependente do Ni contido no solo ou na fracção biodisponível. Elaborar uma pré avaliação da biomassa produzida em condições naturais e da quantidade de níquel que se pode retirar por unidade de área. Os resultados obtidos revelam que a sua produção de biomassa média, considerando apenas as partes aéreas, é de cerca de 7,2 t/ha, com um teor médio 0,41% Ni (0,38% de Ni teor ponderado), permitindo retirar cerca de 27,5 kg/ha por colheita, em condições naturais. Considerando a depleção de Ni do solo por sucessivas colheitas verifica‑se também que os solos serpentiníticos podem ser uma fonte importante para a aplicação da fitomineração utilizando esta espécie.


ISBN:

eISBN: 978-989-26-0531-9
DOI: 10.14195/978-989-26-0531-9_34
Área: Ciências Naturais
Páginas: 341-350
Data: 2012

Palavras-Chaves

Download